Skip to main content

[Editorial Presença] - "Uma Viagem Espiritual", de Nicholas Sparks





"É um excelente livro para quem necessita de reflectir acerca da sua vida, bem como um óptimo guia que poderá conduzir o leitor a descobrir o seu caminho para a felicidade."

in Blog D'Magia














Este já é o terceiro livro que leio de Nicholas Sparks e é muito diferente do que o autor nos habituou a ler. Não foi do que mais gostei, mas é produto de uma co-autoria com Billy Mills (conhecido das Olimpíadas de 1964) e é inspirada na cultura dos índios Lakota.

Este livro refere-se a David, um jovem índio, que se encontra mergulhado no desespero sombrio provocado pela perda da irmã. David tenta encontrar, de novo, a felicidade e para isso parte numa viagem espiritual, pelas tradições ancestrais. O pai entrega-lhe um rolo de pele com várias imagens e símbolos que se lhe são desconhecidos e a acção desenrola-se a partir daí.

Gostei das oito mentiras de Iktumi, aranha em dialecto Lakota, devido às suas oito patas, que nos dificultam o caminho para a felicidade e a busca pelas dez verdades absolutas que as opõem. Só para ilustrar, uma mentira de Iktumi é “Se eu fosse rico, então seria feliz”, em oposição a uma das verdades absolutas que diz “Estabelece objectivos novos e com interesse”.

Gostei do livro, é uma viagem de auto-descoberta e procura da felicidade. A citação do Blog D'Magia é perfeita. Muitas vezes, dei por mim a desejar fazer uma para espairecer a cabeça, mas até ao momento só consegui fazê-lo através dos livros. Certamente, não serei a única.

Não gostei da informação que é transmitida a David de que se quer ser feliz “o tempo todo”, terá de completar um ciclo de tarefas e a comparação com o ciclo de estações, que é estabelecido por uma sequência. A comparação pareceu-me um pouco abrangente, pois até o ciclo de estações está passível de sofrer alterações (como muito bem vemos, nos dias de hoje). E a juntar a isso, sou apologista de que é preciso passar por vários estados de humor ao longo da vida para equilibrar a balança emocional. Nem sempre conseguimos estar felizes “o tempo todo”. Mas esta é apenas o que eu penso sobre este ponto.

Ressalvo ainda que encontrei alguns princípios básicos da Psicologia Positiva (PP), embora a viagem espiritual se estabeleça em relação com Wakantanka, Deus em dialecto Lakota, e que não tenha as justificações científicas que a PP transmite.

Quero agradecer à Norma que foi a que me introduziu nas leituras de Nicholas Sparks.

Também disponível no Tertúlias à Lareira

Comments

Popular posts from this blog

Contos| 5 ideias para escrever

Depois de um mês que foi um D E S A S T R E, surge Março com a luz ao fundo do túnel. 
Ainda estou doente, mas se não me puser de pé o corpo e a mente habituam-se ao bem bom da caminha e não pode ser. Chega de mandriar. De pé, decidi escrever. Como se uma coisa tivesse a ver com a outra...
Eu repito: decidi escrever. Em 2013 terminei o meu primeiro draft e fiquei com menos um esqueleto na gaveta com a promessa de reduzir os restantes. Em 2014, peguei-lhe e dei-lhe uma volta de 180º, integrei muitas coisas, novas situações, personagens, twists, mas... achei que ME faltava algo enquanto escrevinhadora, talvez mais experiência como leitora. Vai daí, deixei as ideias em lume brando e dediquei-me à leitura; li de tudo, li muito, li livros pequenos e grandes, em português e inglês, físicos e e-books. 
Em 2015, propus-me a terminá-lo. E quem anda nas ruas do editanço e etc e tal, sabe como funciona. Aiiii, que isto está tão bom. Hãããn qu'é que andaste a beber?!?! Está horrível! Fui eu que e…

"A Grande Revelação", de Julia Quinn

Goodreads
Opinião
Quando se trata de Julia Quinn, não consigo ser imparcial. Não, correcção: não sei ser imparcial. Para falar a verdade, não que o seja nos outros livros que leio, mas com esta autora é diferente.
Este livro é especial, por muitos motivos. Um deles é ter revelado o GRANDE segredo que é absolutamente fenomenal. Ainda outro prende-se pelo dom que ambos os protagonistas têm em comum. Um gosto que também é o meu... e não, não vou dizer qual é porque seria um spoiler de todo o tamanho. Esperei muito tempo – talvez umas duas semanas para comprar o livro que eu pensava que sairia a dia 27 de janeiro, e mais duas semanas para comprá-lo efectivamente depois do lançamento - mas, puf, isto não é nada certo? Nada, comparado com os meses que ficarei à seca à espera do 5#, oh dear Lord…Focando a história, que isso é que importa, tinha muitas expectativas sobre ela. Quando lemos um ou dois livros de uma dada autora, ainda é como a outra. É novidade e, por gostarmos tanto, tanto, tanto,…

yWriter

Nota aos LeitoresDecidi partilhar algumas dicas, programas, sites, etc que me têm ajudado a desempenar na escrita. Incrível foi eu já ter este post escrito e agendado e alguém me dizer: tenta usar a escrita e o blogue como "testemunho" e não como "confidência". Por isso, eis-me aqui... com uma dica que me tem realmente ajudado! 
 *

Utilizo este programa há uns anos e só tenho coisas boas a dizer!

O que é yWriter?