Skip to main content

[Opiniões] - "Inverno de Sombras", de L.C. Lavado

A sinopse aqui

 Inverno de Sombras

Opinião
Este já é o segundo livro da autora que leio e, regalem-se, o livrinho estará brevemente disponível nas livrarias portuguesas pela Marcador. Acho que nunca fiz uma compra em tão boa hora. Um mês depois de comprar, zás, desapareceram todos!

À semelhança do que disse aqui, o meu receio de não vir a gostar permaneceu qual pedra no sapato a morder-me a planta do pé. Na última página, apeteceu-me esbofetear-me pelo pensamento… Felizmente, não passou disso.

A escrita da autora é tão viciante. Os capítulos e as frases pequenas são um incentivo e assemelham-se a uma corrida de velocidade. Lê-se tão bem e tão rápido… Só quem ainda não leu L.C. Lavado, não consegue imaginar o quão óptimo é ler os livros da autora.

Vou confessar apenas um facto: comecei a ler este livro em Dezembro, logo após a leitura de Inverso, mas os trabalhos e os exames intrometeram-se e como era uma leitura pesada e eu já tinha a experiência de me obcecar por aquilo que a autora escreve, decidi deixar de lado. Em Março, retomei. E li mais de metade do livro (+400 páginas) em poucos dias, conforme as aulas me permitiram.

 Pensei que esse facto fosse prejudicar a leitura, mas não. Faltavam algumas páginas para o final e eu não queria continuar. Não queria despedir-me das personagens. Não queria fechar o livro e guardá-lo na estante. Na altura, escrevi isto no facebook: “Estou a 14 páginas de acabar o livro que me tem acompanhado ao longo desta semana... A história não é deprimente, nem cómica. É intensa, é uma autêntica "montanha-russa" como já vi chamarem... mas eu não quero terminar de ler. É um livro que me fez sentir das pontas dos dedos dos pés até à raiz dos cabelos. É um livro que não pretendo esquecer e um dos quero guardar.” 

A Isadora é uma personagem forte, muito bem construída. Assim como a Andreia. Ambas têm personalidades distintas, mas carismáticas. O Danton é o supra-sumo da feitiçaria, aquela personagem é uma das mais complexas que já li até hoje. Mas, atenção, é todo giraço. Meninas, confessem, todas gostamos de um bad boy sofrido que vai alterando ao longo da história. O meu lado *pita* grita-me aqui: aiii, que romântico. Sem comentários.

As picardias entre ela e o Danton são de levar às lágrimas e ao riso. E é tudo verdade. Eu ri, eu chorei, o meu coração ficou apertado nos momentos de maior suspense, foi aquecido com os momentos mais ternos e ficou gelado com os momentos de maior afastamento.

Algumas pontas ficaram soltas, qual seria a piada se assim não fosse? Pontas como o Claude e a Andreia, mas a autora já está a tratar disso no segundo livro “Fantasmas de Pedra”.

Há vários twists ao longo da história, alguns expectáveis, outros nem por isso, mas não tira o prazer de os ler sempre que viramos a página. É uma história que envolve segredos familiares, feitiçaria, romance... E muito, muito mais.

Disse há pouco que não é uma história cómica, mas tem humor. É um dos pontos altos que caracteriza a escrita de L.C. Lavado.

Não deixem de ler esta autora. Cinco estrelas é dar pouco, o Goodreads é muito limitado...

Para quem ainda não leu, e como sei que há quem goste, não deixem de visitar a playlist deste livro no spotify, aqui.


Comments

  1. Ai a playlist é tão perfeitinha que até tenho medo de vir a ler o livro. Mas cada vez mais quero ler o livro, mas quero acabar o que tou a ler agora e ainda ler outro primeiro. Decisões, decisões :P

    ReplyDelete
    Replies
    1. Está a tua espera :)
      Adoro a Playlist! Tenho pena de não ter mexido no spotify na altura em que estava a ler o livro -.- Enfim... Quais são os livros?

      Delete
    2. tou a ler o 4º do Game of Thrones e depois o An Abundance of Katherines.

      Delete
    3. Então só lá para junho é que me pedes o da Liliana :P ahahah

      Delete
  2. Olá :D
    Tens um selo à tua espera no meu blogue: http://howtoliveathousandlives.blogspot.pt/2013/03/the-versatile-blogger-award-selo.html
    Espero que gostes!

    Beijinhos e boas leituras!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Mónica :) vou já ver, beijinho**

      Delete

Post a Comment

Deixa aqui as tuas epifanias ^^
A gerência agradece :)

Popular posts from this blog

Contos| 5 ideias para escrever

Depois de um mês que foi um D E S A S T R E, surge Março com a luz ao fundo do túnel. 
Ainda estou doente, mas se não me puser de pé o corpo e a mente habituam-se ao bem bom da caminha e não pode ser. Chega de mandriar. De pé, decidi escrever. Como se uma coisa tivesse a ver com a outra...
Eu repito: decidi escrever. Em 2013 terminei o meu primeiro draft e fiquei com menos um esqueleto na gaveta com a promessa de reduzir os restantes. Em 2014, peguei-lhe e dei-lhe uma volta de 180º, integrei muitas coisas, novas situações, personagens, twists, mas... achei que ME faltava algo enquanto escrevinhadora, talvez mais experiência como leitora. Vai daí, deixei as ideias em lume brando e dediquei-me à leitura; li de tudo, li muito, li livros pequenos e grandes, em português e inglês, físicos e e-books. 
Em 2015, propus-me a terminá-lo. E quem anda nas ruas do editanço e etc e tal, sabe como funciona. Aiiii, que isto está tão bom. Hãããn qu'é que andaste a beber?!?! Está horrível! Fui eu que e…

"A Grande Revelação", de Julia Quinn

Goodreads
Opinião
Quando se trata de Julia Quinn, não consigo ser imparcial. Não, correcção: não sei ser imparcial. Para falar a verdade, não que o seja nos outros livros que leio, mas com esta autora é diferente.
Este livro é especial, por muitos motivos. Um deles é ter revelado o GRANDE segredo que é absolutamente fenomenal. Ainda outro prende-se pelo dom que ambos os protagonistas têm em comum. Um gosto que também é o meu... e não, não vou dizer qual é porque seria um spoiler de todo o tamanho. Esperei muito tempo – talvez umas duas semanas para comprar o livro que eu pensava que sairia a dia 27 de janeiro, e mais duas semanas para comprá-lo efectivamente depois do lançamento - mas, puf, isto não é nada certo? Nada, comparado com os meses que ficarei à seca à espera do 5#, oh dear Lord…Focando a história, que isso é que importa, tinha muitas expectativas sobre ela. Quando lemos um ou dois livros de uma dada autora, ainda é como a outra. É novidade e, por gostarmos tanto, tanto, tanto,…

yWriter

Nota aos LeitoresDecidi partilhar algumas dicas, programas, sites, etc que me têm ajudado a desempenar na escrita. Incrível foi eu já ter este post escrito e agendado e alguém me dizer: tenta usar a escrita e o blogue como "testemunho" e não como "confidência". Por isso, eis-me aqui... com uma dica que me tem realmente ajudado! 
 *

Utilizo este programa há uns anos e só tenho coisas boas a dizer!

O que é yWriter?