Skip to main content

E é NOVAMENTE oficial: Parabéns a mim!

E com este post, vou assinar a minha morte. The end. 

Desta vez, não venho fazer queixinhas como aqui, mas tenho uma notícia tão boa, mas tão boa de mim para mim, que venho partilhar...

Partilho ou nao partilho? Partilho ou não partilho? Devia ficar caladinha, certo?
ok, agora já está!

É OFICIAL!
Eu, Ivonne Zuzarte, 22 anos, 
TERMINEI O MEU PRIMEIRO DRAFT! 
desculpem lá as letras garrafais... é pró caso de serem ceguetas como eu!


Meu rico Castle!! E rico Apple... 

Tem o título provisório de 'Refúgio de Pérola' e o género... eu e os géneros nunca nos demos lá muito bem. 

Está cheio de plot holes, inconsistências, tell (arghhhh!!!) palavras/expressões/verbos repetidos que até dá vontade de querer arrancar os cabelos, faltam acrescentar ideias que, com o decorrer da narrativa, foram surgindo - e eu não quis agoirar a coisa, quis deixar correr e acrescentar DEPOIS do primeiro draft estar terminado... Enfim! Falta muuuuuuuita coisa!

É CLARO que está MUITO longe de terminar!!  Mas eu não me importo. Foi a primeira vez que escrevi 'FIM' num dos meus drafts e a sensação.... ohhhhh, a sensação!! *-*

E depois de ficar terminado
Depois, respondo-vos eu... depois, logo se vê

Escrevi porque:
1) tinha montes de ideias na cabeça e precisava urgentemente de dar vazão a uma delas. Pelo menos, a uma!
2) Desde os 15/16 anos que escrevo. Coisas sem qualquer objectivo, sem nada pensado... Escrevia porque me fazia bem, ajudava-me a colocar as ideias no lugar. Até posso dizer que foi uma terapia auto-induzida de forma inconsciente. 
3) Deixei-me de desculpas que andei a armazenar durante anos e anos e integrei a escrita na minha rotina. Depois de jantar até à hora de ir dormir (o que dá umas 4h ou 5h mediadas - atenção que não sou doida nem muito inconsciente - por conversas no facebook. Onde ia eu? Exacto, inconsciente!)

Enfim, as razões aparecem em catadupa, mas fico-me por aqui. Escrevi porque me divirto mesmo a fazê-lo. 

Se tenho a melhorar? oh yeah, baby. 
Se tenho de mudar muita coisa? Definitely... 
Se terei de o reescrever? Sem dúvida alguma. 

Mas, neste momento... I don't fucking care
Acabei, é o meu orgulho do momento, e vou apreciá-lo!

E a publicação?, perguntam vocês!

Qual publicação? Eu não escrevi com esse objectivo em mente. Pode parecer cliché e até mil e uma definições que tenham em mente, mas é a verdade. Costumo dizer que gosto dos bastidores e não do palco. Aprecio tudo de um ponto de vista em que não fico vermelha como um tomate, não tremo por todos os lados, não transpiro... Ok, too much information estão a perceber a coisa?

Porque escreves então?

Eu respondo: porque comemos? porque dormimos? porque tomamos banho? 
Resposta única: necessidade. E fico-me por aqui :)


Agora... receita do médico:
1) Descansar 1 semana ou mais, pegar noutra ideia e deixar a outra assentar por tempo indeterminado - que isto de ficar sem escrever já não se consegue viver! Eu bem tento...Oh, se tento!

Comments

  1. Parabéns Yvonne!!
    Sabe sempre bem concluir algo... continua! E espero ver um dia o teu nome na capa de um livro :)
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, kassie :)
      Como disse, não tenho ambições de publicar, mas obrigada pelo apoio!

      Delete
  2. :) Parabéns! Não para uma coisa terminada, mas para uma começada! A partir daqui, com este impulso, é mesmo ter a motivação necessária para continuar! .... E de certeza que vou gostar de ler a sua "arte" :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, Fernanda, para dar como terminada ainda tenho de percorrer muito, mais para realização pessoal do que propriamente para publicação!
      Obrigada pelo comentário :)

      Delete
  3. É como digo sempre, é preciso é pôr as mãos na massa| :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mesmo :) mas digamos que não tenho jeito para a cozinha! -.-'

      Delete
  4. Parabéns Ivonne =)

    É uma sensação muito boa, aproveita-a e que este seja o primeiro de muitos que te façam feliz :D

    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Nádia :)
      Oh sim *.* já ando a pensar no próximo, as ideias não param eheh
      obrigada, beijinhos**

      Delete
  5. Parabéns, querida Ivonne! Eu sabia que conseguirias e sim, tens mesmo de publicar, porque já te disse que escreves bem. Quero muito ler. Força. Beijinho*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ahahh desta vez vou aceitar o elogio e dizer: obrigada (mas... sorry! tu sabes o que penso, não vou dizer aqui -.-' )
      beijinho*

      Delete
  6. Muitos parabéns. Nunca tive paciência para passar dos contos, das primeiras páginas, e há anos que não escrevo nem sinto vontade de o fazer. Mas também sempre serviu como terapia. Agora vai descansar, que bem mereces!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Talvez um dia fiques com o 'mood' certo, abras o word e escrevas sem parar :P
      Obrigada :)

      Delete
  7. Fico muito feliz por si, acredite que fico.
    Isso é uma grande meta conquistada, muitos parabéns !!

    ReplyDelete
  8. Replies
    1. Obrigada *.* não é algo que contribua para a felicidade no mundo, mas para mim é uma coisa boa!

      Delete
  9. Boa Ivonne! Agora que terminaste essa podes pegar e fazer o NaNo comigo hehe

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ahahahah -.-' não! Em novembro vou andar cheia de trabalho, mas... posso tentar de forma NÃO OFICIAL :P eheh

      Delete
  10. Muuuuitos parabéns, Ivone!!
    Deve ser uma sensação mesmo boa! *-*
    Beijinhos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Carolina,

      desculpa não ter respondido mais cedo :P

      é maravilhosa mesmo, foi uma boa experiência eheh

      Beijinho* e obrigada

      Delete

Post a Comment

Deixa aqui as tuas epifanias ^^
A gerência agradece :)

Popular posts from this blog

Contos| 5 ideias para escrever

Depois de um mês que foi um D E S A S T R E, surge Março com a luz ao fundo do túnel. 
Ainda estou doente, mas se não me puser de pé o corpo e a mente habituam-se ao bem bom da caminha e não pode ser. Chega de mandriar. De pé, decidi escrever. Como se uma coisa tivesse a ver com a outra...
Eu repito: decidi escrever. Em 2013 terminei o meu primeiro draft e fiquei com menos um esqueleto na gaveta com a promessa de reduzir os restantes. Em 2014, peguei-lhe e dei-lhe uma volta de 180º, integrei muitas coisas, novas situações, personagens, twists, mas... achei que ME faltava algo enquanto escrevinhadora, talvez mais experiência como leitora. Vai daí, deixei as ideias em lume brando e dediquei-me à leitura; li de tudo, li muito, li livros pequenos e grandes, em português e inglês, físicos e e-books. 
Em 2015, propus-me a terminá-lo. E quem anda nas ruas do editanço e etc e tal, sabe como funciona. Aiiii, que isto está tão bom. Hãããn qu'é que andaste a beber?!?! Está horrível! Fui eu que e…

"A Grande Revelação", de Julia Quinn

Goodreads
Opinião
Quando se trata de Julia Quinn, não consigo ser imparcial. Não, correcção: não sei ser imparcial. Para falar a verdade, não que o seja nos outros livros que leio, mas com esta autora é diferente.
Este livro é especial, por muitos motivos. Um deles é ter revelado o GRANDE segredo que é absolutamente fenomenal. Ainda outro prende-se pelo dom que ambos os protagonistas têm em comum. Um gosto que também é o meu... e não, não vou dizer qual é porque seria um spoiler de todo o tamanho. Esperei muito tempo – talvez umas duas semanas para comprar o livro que eu pensava que sairia a dia 27 de janeiro, e mais duas semanas para comprá-lo efectivamente depois do lançamento - mas, puf, isto não é nada certo? Nada, comparado com os meses que ficarei à seca à espera do 5#, oh dear Lord…Focando a história, que isso é que importa, tinha muitas expectativas sobre ela. Quando lemos um ou dois livros de uma dada autora, ainda é como a outra. É novidade e, por gostarmos tanto, tanto, tanto,…

yWriter

Nota aos LeitoresDecidi partilhar algumas dicas, programas, sites, etc que me têm ajudado a desempenar na escrita. Incrível foi eu já ter este post escrito e agendado e alguém me dizer: tenta usar a escrita e o blogue como "testemunho" e não como "confidência". Por isso, eis-me aqui... com uma dica que me tem realmente ajudado! 
 *

Utilizo este programa há uns anos e só tenho coisas boas a dizer!

O que é yWriter?