Skip to main content

Posts

Showing posts from February, 2013

As Borboletas e o Darwin

Na segunda aula teórica de Psicologia Diferencial (muito sucintamente é: um campo da psicologia que estuda as diferenças individuais dos sujeitos, as suas consequências e as suas causas), estava eu dividida entre o tablet (facebook e email), a sebenta e os apontamentos que ia tomando nota do que a professora dizia quando ouvi:
"Borboletas brancas vs Borboletas Pretas em Londres"
Bom, as minhas orelhas arrebitaram e ouvi o que a Professora disse e, quando cheguei a casa, fui pesquisar a cena não fosse a memória falhar e dar-vos informações erradas.
***
Então, basicamente, é assim:
1. A Teoria de Darwin defende que a evolução ocorre graças à Selecção Natural. O contexto, por assim dizer, em que nos encontramos inseridos. O clima, a água, os recursos alimentares, a quantidade de pessoas, a capacidade de sobrevivência e de se esconder dos predadores, etc.
2. Darwin utilizou um exemplo muito simples que ilustrava a teoria da Evolução. A minha professora falou em 10 borboletas, 5 eram…

[Epifanias] - Eu quero ler e comprar livros, mas...

...não tenho dinheiro.

Quantas vezes já não ouviram 'vocemecês' esta realidade?
Este Devaneios foi-me inspirado por uma atitude de uma colega blogger, a Juanitah Nunes (entre outras tantas a quem muito agradeço) que me adoçou o coração e me pôs de lágrima no olho se ofereceu para fornecer uma lista de livros da sua Biblioteca Pessoal para me emprestar.


Isto, porquê? 
Este ano, pasmem-se, até agora, e atenção que estamos no fim de Fevereiro, só comprei um livro. Não, não. Não estou a mentir. Eu repito: UM LIVRO. E, vá lá, foi comprado a uma autora independente E portuguesa!
"Mas quê? Tens o poder da contenção?", perguntam-me vocês, curiosos.
Não, não é contenção, é mesmo porque não tenho dinheiro. 
Ah, falta referir que também preferi gastar 90€ num tablet porque tenho ebooks para ler e é menos dinheiro que gasto nos livros, cujos preços estão pela hora da morte (Os ebooks em Portugal diferem dos de papel uns 2 ou 3€, wtf... Alguém me explica? Tem a ver com o imposto e bl…

"Pontapés na Gramática"

Há imenso tempo que não faço nada nesta rubrica linda mais fofinha *.* (concordem comigo, sff, diz-se sempre que sim aos doidos!)
Com tantas divulgações de livros lindos e românticos e eróticos e Fantásticos e Históricos - que, por acaso, ainda não tive a pachorra de colocar aqui nadica de nada para nosso bel-prazer - hoje, venho deixar-vos um Livro em jeito de dica. 
Eu sou daquelas pessoas que, acima de saber ler (mas com olhos de ler, não é ser um turn page só para dizer que leio 123445 livros por ano e que sou 'bué' boa e tal. Nada disso! Ler muitos livros não significa que se saiba escrever bem.), como eu estava a dizer, acima de saber ler, sou daquelas pessoas que quer saber escrever com coração ecabeça. Ao contrário dava um ar mais poético à cena, mas decidi colocar por esta ordem por uma razão. Há que primeiro gostar de escrever e desenvolver essa paixão e depois preocupar-se em escrever bem e trabalhar para isso. Mas, claro, isto é apenas uma opinião pessoal. 
E chega de…

Novidade - Caneta a 3D

Vi no site Espalha Factos, aqui, esta notícia.

A caneta Doolder, a primeira caneta a 3D para desenho...




E eu aqui a magicar... e, se, em vez de desenho, fosse para escrever? Isto é, para escritores mesmo, ou pessoas que gostem simplesmente de escrevinhar umas cenas - como eu?
Isso é que era de valor!

E mais uma coisa! Para aprender a mexer naquilo há manual de instruções? É que para desenhar a Torre Eiffel em 3D com aquela caneta deve ter sido o cargo dos trabalhos, meus amigos!

[Opiniões] - "Poesia para Médicos, Farmacêuticos, Biólogos e Afins...", de Miguel Morais

    Podem ver mais informações aqui.

Opinião
Já li este livro em 2012, mas só hoje é que tive tempinho :) Obrigada ao autor pela sua generosa oferta! É um livro de poesia que se lê bem. "E afins..." Não havia nenhum para os Psicólogos e, digo-vos, folheei as páginas quase como uma doida com esperança de o encontrar. Pelo menos, directamente não há, mas há um sobre a Esquizofrenia (daquilo que me lembro, não tenho aqui o livro!) muito engraçado.
O que posso dizer? Acho que se tivesse lido no ano em que tive biologia, teria percebido melhor a matéria e não teria chumbado à dita coisa. Let's face it, eu era de humanidades, não percebia nada daquilo. Diziam-me coisas como membrana plasmática e ficava a olhar para aquilo... Ainda hoje fico, que assim que fiz o exame, a matéria foi-se da memória (eis porque não gosto de exames: não fixo nada), mas pronto.

Tudo isto para dizer que existem formas de motivar os alunos a gostar de certas matérias e acho que através da poesia (ou, vá…

[Divulgação] Andreia Ferreira

Em prol de um passatempo SÓ para bloggers que está a decorrer no D311nha4, vim divulgar as seguintes informações:




Caso queiram comprar algum dos Soberbas, cliquem aqui.  
Relembro a minha opinião aqui
A página de Autor de Andreia Ferreira (clicar na imagem)

E, por fim, para acederem à página Facebookda autora, cliquem aqui.
  Wish me luck, buddies :)

[Passatempo] - Resultado - "Cartas Que Falam" - Bruno Araújo

Com o apoio do autor, tivemos a sortear um exemplar do livro Cartas Que Falam do autor Bruno Araújo. 

Tivemos 51 participações válidas e o vencedor foi...
*Hélder Marinho - Amadora
Já tem um email na sua caixa do correio! Parabéns :)

Boas leituras!

[Opiniões] - "Cartas Que Falam", de Bruno Araújo

Podem ver mais informações aqui.

Opinião
Antes de mais, quero agradecer ao autor pela oferta generosa do exemplar para leitura e passatempo no blog. Muito, muito obrigada, Bruno. Foi uma surpresa!
Em segundo lugar, pensei muito antes de escrever esta opinião. Para dizer a verdade, não sabia muito bem como a construir. Já tinha lido umas três ou quatro opiniões (e, pasmem-se, ainda me lembro do que li! A dor de cabeça de que tenho sido alvo tem surtido um efeito espantoso na memória! Será essa a solução? Bom, devaneios à parte...)... tinha lido três ou quatro opiniões e concordo com todas elas... em parte.