Skip to main content

Posts

Showing posts from September, 2013

[Beta-reading] Entrevista a João M. Silva

Por lapso, agendei este post mal (obrigada, Carla, por me avisares!) mas já saiu, saiu, pronto. É uma rubrica em que vou entrevistar autores que utilizem esta ferramenta para dar a conhecer não só o processo como os autores que a utilizam. *** João M. Silva é autor de "Novos Tempos", o primeiro volume de uma duologia distópica, com vertente policial.
João, és um jovem escritor ainda não publicado. Como surgiu a ideia para “Novos Tempos”?
A ideia para o “Novos Tempos” surgiu de uma conversa. Estava a falar com uma colega minha sobre a situação do país, de como está tudo a subir (a água, o gás, etc) e, de repente, eu digo: “Daqui a pouco, pagamos para respirar”. De início não liguei, mas depois comecei a pensar nisso e percebi que até podia ser uma ideia interessante. Fiz esquemas, organizei ideias e depois comecei a escrever. Foi um processo um pouco demorado porque tive de adaptar o livro ao ano de 2148, com as novas tecnologias e uma Lisboa pós-apocalíptica. Muita coisa surgi…

Quando a escola deixar de ser uma fábrica de alunos...

Era para comentar este artigo, mas infelizmente ainda não o consegui ler todo. É grande, mas o que li é interessante Fica para quem quiser ler :)
Imagem do Público.

O Escriba Encapuzado

Adoro, adoro este blog :P

Tem artigos muito interessantes!



Encontrei este artigo que compila uma lista interessante :P

E é NOVAMENTE oficial: Parabéns a mim!

E com este post, vou assinar a minha morte. The end. 
Desta vez, não venho fazer queixinhas como aqui, mas tenho uma notícia tão boa, mas tão boa de mim para mim, que venho partilhar...

Partilho ou nao partilho? Partilho ou não partilho? Devia ficar caladinha, certo?ok, agora já está!
É OFICIAL!
Eu, Ivonne Zuzarte, 22 anos, 
TERMINEI O MEU PRIMEIRO DRAFT!desculpem lá as letras garrafais... é pró caso de serem ceguetas como eu!


Meu rico Castle!! E rico Apple... 
Tem o título provisório de 'Refúgio de Pérola' e o género... eu e os géneros nunca nos demos lá muito bem. 
Está cheio de plot holes, inconsistências, tell(arghhhh!!!)palavras/expressões/verbos repetidos que até dá vontade de querer arrancar os cabelos, faltam acrescentar ideias que, com o decorrer da narrativa, foram surgindo - e eu não quis agoirar a coisa, quis deixar correr e acrescentar DEPOIS do primeiro draft estar terminado... Enfim! Falta muuuuuuuita coisa!
É CLARO que está MUITO longe de terminar!!  Mas eu não me impor…

[Resumo Semanal] - Setembro 2#

No Blog:Na semana passada esqueci-me de um ponto importante! Esta rubrica teve a ideia roubada à Catarina do blog "A Sonhar de olhos Abertos". Como não quero que me acusem de plágio, fica  o link dela em baixo, em todos os posts desta rubrica. Ora bem, o que passou no blog esta semana:

1. Antologia "Amores Contados" - Alfarroba

2. Opinião - "Face Negra", de Elizabete Cruz

3. Filmes que não podes perder...4. A Realidade do nosso país... um testemunho para recordar
Pela Blogosfera:
Quanto aos blogs que sigo, os posts/vídeos que me sobressaíram: 


1. Curtas - "Brain Divided" - Blog A Sonhar de Olhos Abertos


2. Vlog - "Arrependimentos Literários" - Blog Páginas Encadernadas


3. Será? #Especial (tema: Ler papel vs digital) - Blog Tale Without Name


4. Novos Projectos - Blog de autora - Soraia Pereira


5. Tidy Friday Digital - Blog Illusionary Pleasure


6. Para Aspirantes a Escritores e sobre Leituras Beta - Blog BranMorrighan


7. Vídeo sobre a bondade human…

Eis por isto que adoro...

As estações mais frias.

A imagem resume basicamente as razões pelas quais adoro o Outono. 
Quanto a mim, amei a 9ª: ler enrolada numa manta ^^ --> também serve para o Inverno, mas é no Outono que se começa. Não posso esquecer a lareira! Eu cá sou uma sortuda nesse aspecto.





E vocês?

Antologia "Amores Contados" - Alfarroba

Nem sempre divulgo estas coisinhas, mas este venho divulgar. Provavelmente, não irei comprar, pois o dinheiro está escasso e o mestrado já começou (o que significa um gasto astronómico de dinheiro em livros e fotocópicas), mas quero muito conhecer uma das autoras, Ana Ferreira, blogger do Illusionary Pleasure e editora (entre outros cargos). 
Gente de lisboa, quem está a pensar ir? :P

Eu estou ^^




Cliquem na imagem para aceder ao evento no facebook. 





[Opiniões] Face Negra, de Elizabete Cruz

Sinopse aqui
Opinião
Este é o primeiro livro da autora que leio e, devo dizer, uma das novidades mais aguardadas deste ano, principalmente por ser edição de autor, um tipo de publicação que tende a deixar o leitor de pé atrás. Será que é de qualidade? Será que vale a pena? Por que razão o autor não publicou por uma editora? Esta última pergunta dava direito a um post, por isso, adiante. Estes são alguns exemplos que passam pela cabeça da maioria. Digo eu…
É claro que esta opinião já vem um pouco tarde, mas nunca é demasiado tarde, certo? Já li o livro há quase dois meses, por isso a ver se me recordo do que tenho para dizer.
Devo dizer que o que me chamou a atenção foi a capa (parabéns, Raquel!) e o título. Quando li a sinopse, assim que a autora a disponibilizou, pensei que podia estar melhor e que não chamava a atenção que devia. Continuo a achar isso, depois de ter lido, mas confesso que sinopses dão imenso trabalho e a autora fez tudo sozinha. Mesmo assim, foi uma das raras ocasiões …

Filmes que não podes perder...

...sendo escritor ou não!

Já vi dois da lista e... adorei!!!


ViAs Palavras Ruby Sparks

Aqui neste blog :D


A realidade do nosso país... um testemunho para recordar.

Aconselho a, em seguimento deste post, verem o vídeo em baixo. É um testemunho comovente e brilhante de Joana Manuel, actriz, sobre a realidade do nosso país. 
O discurso está muito bem estruturado e tudo o que diz é acertado. A maioria pensa que, por ser actor ou actriz, o salário é muito bom - o que, por vezes, acontece - e que com um estalar de dedos conseguem ter o mundo a seus pés. Não é bem assim. Têm de enfrentar os tubarões dos bastidores, que exigem seca e meca, para chegar a terra, que é como quem diz, para chegar aos padrões por eles estabelecidos. Têm de enfrentar o público, que nunca está satisfeito. Verdade se diga, a representação já esteve melhor em Portugal e isso não é totalmente culpa dos actores, mas sim da gestão e direcção de programas (entre outros, que não sei especificar), pelo menos, em televisão. O teatro, falo por mim, muitas vezes não vou por falta de dinheiro e companhia mas, principalmente, porque nunca desenvolvi esse hábito. Isso, sim, é culpa nossa. Si…

Passatempo "1º Aniversário" - Resultado

Ora cá estamos para o resultado do passatempo que decorreu aqui!

[Resumo Semanal] Setembro 1#

Imagem daqui
No blog, esta semana tivemos:

Uma pseudo-opinião sobre o filme A Cidade dos Ossosa minha primeira que tentei fazer a sério
Um vídeo interessante sobre o Novo Acordo Ortográfico contra, claro, não é recente, mas nunca é demais recordar
Um artigo que explica como coloquei as redes sociais no blog. O 'cabo dos trabalhos'! para quem é cromo como eu
"Novos Tempos" em beta-reading 
Curta - O trabalho dos psicólogos*fantástico vídeo*
_____________________________________________________________________

Na blogosfera, pelo menos, dos blogs que sigo, os posts que me sobressaíram foram:

11 de Setembro
Não é de blogs, mas muitos falaram. Como não consegui escolher um, fica a notícia para referência. Já se passaram 12 anos, tinha eu 10 na altura, mas lembro-me bem. Estava em casa da minha tia e quando vejo aquilo a cair na televisão fiquei de boca aberta, mas sem compreender totalmente. Pensei que fosse um filme. Infelizmente, não era. Não, na altura. 

Incentivo à Leitura
Um…

[Curtas] O Trabalho dos psicólogos - ouvir e transformar

Vejam este vídeo :)
É espectacular.
Dá que pensar.
O trabalho de um Psicólogo não é pêra doce, é uma enorme responsabilidade. Uma vez disseram-me que só quem não gostava de marrar é que ia para este curso. 


ERRADO. 
Psicologia é dos cursos mais teóricos que existe e os cursos estão mal explorados, é verdade, principalmente no âmbito prático. 
Fiquem com o vídeo. 

[Cinema] - "A Cidade dos Ossos", de Cassandra Clare

Não sou crítica de cinema, nem tão pouco costumo comentar filmes como pretendo fazer a seguir, mas este foi um dos filmes mais aguardados de 2013 e preciso de expôr a minha opinião. 


Tal como neste post, da Catarina, eu concordo com quase tudo o que foi dito. Até aqui, tudo bem. Não preciso de repetir. Poupo trabalho e a vocês de levarem com o mesmo.
Só que tenho outros aspectos a referir. 
Escolha dos ActoresApesar de sempre ter dito que o Jamie era um actor demasiado magro para o papel, viu-se muito do Jace nele. Fiquei surpreendida. O seu humor sarcástico e respostas tortas que, por vezes, dava; a sua atitude de espanto e admiração perante algumas acções de Clary; a sua personalidade para com as pessoas à sua volta, com os irmãos, com o Simon, com os Irmãos Silenciosos... Apesar do físico, Jamie compensou em larga escala noutros aspectos e creio que até resultou bem. 
Em relação à Lilly Collins, sempre me habituei a ver a ruiva de cabelos volumosos que apareciam nos livros. O que é que…

'Foi o cabo dos trabalhos'

Primeiro que eu conseguisse colocar as redes sociais no blog todas juntinhas e perfeitinhas...



'Foi o cabo dos trabalhos!'
Como eu sou uma rapariga porreira, decidi partilhar como fiz... Não vá dar-se o caso de haver alguém como eu, cromo nestas coisas! *cof, cof*
Enfim, após horas e horas de volta desta dor de cabeça, encontrei este blog - My favourite things - e fiquei apaixonada. Tem este post a explicar como colocar os ícones e este com os diversos modelos. É só clicar na descrição do modelo preferido e mãos à obra! 

E depois... passei-me!

Não gostei de ver e deu-me na veneta mudar para o que está agora. Obrigada à Sofia Teixeira, do blog Morrighan, por me ter dito como fazer. Neste link aqui
Espero ter ajudado.
Entretanto, esta cabeça precisa de uma pausa :D


"Novos Tempos" em Beta-reading

Página do goodreads e Sinopse aqui. Autor: João M. SilvaCapa provisóriaPáginas: 232Ano: 2013Em processo beta-reading (ainda sem publicação)


Opinião
(a opinião não é referente ao produto final)
Li esta história em processo beta, o que significa que o livro ainda não está disponível e muitos pormenores poderão mudar até “Novos Tempos” ver a luz do dia. Obrigada ao autor pelo convite que me fez, adoro fazer o que faço quando leio em beta. O autor ainda tem muito que melhorar, mas nota-se que é humilde e aceita críticas com notória sinceridade. Isso é raro hoje em dia, mas apesar disso não lamento nada do que disse (embora me tenha custado ser exigente e ter dito algumas coisas que disse). Há sempre pessoas mais exigentes LOL
Estive indecisa sobre que cotação dar mas, uma vez que é em beta e pelas razões que vou especificar seguidamente, vou dar duas estrelas. Na linguagem do goodreads é um ‘it’s okay’. 
Em termos de estrutura, não tenho conhecimentos suficientes para ajudar o autor nisso, mas…